quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Liga Europa: Legia Varsovia vs Hapoel Tel-Aviv

Legia Varsóvia 3 – 2 Hapoel Tel-Aviv
29 de Setembro
20h05

Terceiro classificado na sua Liga em 2010/11, o Légia entrou nesta fase de grupos da Liga Europa após eliminar inesperadamente o Spartak de Moscovo, com 2-2 na Polónia e um 3-2 na capital russa, mesmo depois de ter estado com uma desvantagem de dois golos. Na eliminatória anterior, a equipa eliminou os turcos do Gaziantepspor, com 1-0 (casa) e 0-0 (fora). Já na fase de grupos da prova, o Legia estreou-se com uma derrota em Eindhoven, diante do PSV, por 1-0, numa partida em que não envergonharam ninguém. Sem estar brilhante na sua liga até ao momento (4 vitórias e 3 derrotas), o Legia é uma equipa tendencialmente forte em casa, tendo terminado a edição anterior da sua liga com 10 vitórias em 15 encontros. Contando com diversos internacionais polacos, como Janusz Gol, Maciej Rybus, Jakub Rzeźniczak, Ariel Borysiuk, Michał Kucharczyk ou Jakub Wawrzyniak, a equipa conta ainda com dois sérvios (Ljuboja e Radovic) e um croata (Vrdoljak) que são decisivos na sua dinâmica, para além do extremo português Manu (ex-Estrela, Benfica e Marítimo).

O Hapoel é actual vice-campeão israelita e enfrentou adversários bem menos cotados para alcançar esta fase de grupos da Liga Europa. Na 3ª pré-eliminatória, deixaram pelo caminho a equipa do Vaduz, representante do Liechtenstein, vencendo em Israel por 4-0 e perdendo fora por 2-1, para, no play-off, eliminarem o Ekranas, da Lituânia, com surpreendente derrota na 1ª mão, fora, por 1-0, e nova goleada por 4-0, em casa. Em relação à equipa que marcou presença na fase de grupos da Champions da época passada (estavam no grupo do Benfica), há várias saídas a registar, com particular destaque para as de Shechter e Vermouth (Kaiserslautern), Zahavi (Palermo), Enyeama (Lille), Ben Sahar (Auxerre) e Rochi (Arles). Trata-se, portanto, de uma equipa substancialmente diferente e com bem menos experiência internacional, até porque, do actual plantel, apenas os israelitas Omer Damari, I'yad Hutba, Avihai Yadin e Toto Tamuz, o eslovaco Mário Pečalka e o sul-africano Bevan Fransman são chamados com alguma regularidade pelas suas selecções. É uma equipa que, na presente época, parece pouco fadada para grandes feitos fora de casa, tendo já perdido nos terrenos de equipas pouco cotadas, como o Vaduz e o Ekranas. Na 1ª jornada de Liga Europa, o Hapoel perdeu em casa diante do Rapid e, para esta 2ª jornada, Yadin, um dos internacionais da equipa, está suspenso após a expulsão nessa partida.

Duas equipas a precisar de pontuar, daí que o encontro não deva ser propriamente fechado. O Legia parece-me um bom favorito, aqui, tendo já provado arcabouço para bater boas equipas europeias, ao passo que o Hapoel parece ser bastante menos perigoso quando actua fora de portas. Necessitando ambos de pontos, creio que o factor casa e a maior experiência internacional farão a diferença, com os três pontos a ficarem no bolso do Legia. 



Pick: Légia Varsovia


Pick de Snakederrick no forum Aposta Ganha

Sem comentários:

Enviar um comentário