quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Champions League: Shakhtar vs Apoel Nicosia

Shakhtar Donetsk 1 - 1 APOEL Nicosia
28 de Setembro
19h45

Após resultados opostos, com o campeão ucraniano a perder no Dragão por 2-1 e o APOEL a virar o jogo em casa diante do Zenit, também para 2-1, as equipas encontram-se agora na autêntica fortaleza europeia que é o Donbass Arena. De facto, a equipa de Lucescu ainda só perdeu um encontro europeu neste seu estádio, frente ao Super-Barcelona, contando 11 vitórias e 4 empates. Como é habitual, o Shakhtar está bem na sua líder, sendo líder, em igualdade pontual com o D. Kiev, e, como vem sendo hábito, procura o apuramento para os oitavos-de-final da Champions, contando para isso com um forte contingente de jogadores brasileiros de qualidade inegável. Na Champions 2010/11, o Shakthar mostrou a sua força caseira, batendo Roma (3-0), Braga (2-0), Arsenal (2-1) e Partizan (1-0), antes de cair diante do Barça (0-1). Sem os defesas Dmytro Chygrynskiy e Yaroslav Rakitskiy, que cumprem castigo, será ainda demasiado cedo também para o regresso de Fernandinho, que recupera de grave lesão há cerca de um ano.

O APOEL protagonizou umas das surpresas da 1ª jornada, batendo o Zenit por 2-1, depois de alcançar a fase de grupos às custas do Wisla Cracóvia (3-1 e 0-1), Slovan Bratislava (0-0 e 2-0) e Skenderbeu (4-0 e 2-0). Com vários jogadores que contam passagens pela liga portuguesa, como Kaká, Paulo Jorge, Nuno Morais, Marcinho, Hélio Pinto ou Manduca, este APOEL também já lidera o respectivo campeonato, contando 3 vitórias e 1 empate após 4 rodadas. Depois do brilharete frente ao Zenit, qualquer coisa acima da derrota será recebida com profundo entusiasmo nas hostes do APOEL, que ainda não poderão contar com o contributo do novo reforço Tijani Belaid (ex-Hull City).

Não me parece que o APOEL tenha grandes possibilidade de voltar a surpreender nesta 2ª jornada, até porque o Shakhtar, após o desaire frente ao Porto, necessita urgentemente de um triunfo, sob pena de se atrasar já bastante no principal objectivo: a qualificação para os oitavos. Contando com laterais muito fortes, Srna e Rat, a equipa de Lucescu tem enormes mais-valias do meio-campo em diante, como Jádson, Willian, Alex Teixeira, Douglas Costa, Eduardo da Silva, Luiz Adriano, Marcelo Moreno ou Dentinho. Aliando essa armada com o facto de a Donbass Arena ser praticamente sinónimo de vitória dos da casa, leva-me a ver bastante valor na odd de 1.63 a favor do Shakhtar. O Zenit deixou-se surpreender, é certo, mas foi fora de casa e os russos tiveram mais volume de jogo do que o APOEL. Agora, em terreno hostil, diante de uma equipa muito experiente e com qualidade, e que precisa de vencer, não acredito em novas surpresas ou até meias surpresas.



Pick: Shakhtar Donetsk

Sem comentários:

Enviar um comentário