segunda-feira, 25 de abril de 2011

NBA - Playoffs - NewOrleans Hornets @ LA Lakers

New Orleans @ LA Lakers por Zé Nuno
Aposta: Los Angeles Lakers 

New Orleans Hornets: Os Hornets chegam a estes playoffs tendo feito uma regular season bastante aceitável. Conseguiram 46 vitórias e 36 derrotas, o que dá uma percentagem de 56.1%. Fora de portas equipa tende a comprometer pois em 41 jogos só venceu 18. Esta equipa de New Orleans faz da sua defesa a principal arma, mas fora de portas ela tende a “desaparecer” daí se perceber as 23 derrotas. 

A meu ver há pontos que a equipa vai ter que combater se quer pensar em lutar pelo jogo. Um deles, não tem solução: David West. Ou seja, um dos melhores jogadores do conjunto não estará disponível para ajudar a equipa nestes playoffs. Isto quer dizer que a falta dele abre um “buraco” no jogo interior da equipa. Outro ponto importante é Chris Paul que no último mês na regular season andou a jogar abaixo daquilo que pode e sabe. Será que anda desmotivado por saber que sem West a equipa tem poucas chances de passar da 1ª ronda? Não faço ideia, mas que anda a jogar menos, isso é um facto. Outra questão que me parece importante é a experiencia, que a este nível é sempre uma mais-valia, e no caso dos Hornets se formos ver, uma grande parte do plantel ainda nem um jogo fez nos playoffs.


Los Angeles Lakers: Os Lakers são os actuais bicampeões, mas o que é certo é que a equipa teve abaixo do esperado. Não porque ficou em 2º lugar da conferência Oeste, mas sim, porque teve oscilante durante toda a época. Se fez uma série muito boa de jogos sem perder depois do All Star Game (pois em 18 jogos venceram 17) mas logo a seguir “borraram” a pintura toda e perderam 5 vezes consecutivas. Phil Jackson chegou mesmo a chamar a equipa de “preguiçosa” pois só depois de não poderem chegar ao 1º lugar é que começaram as derrotas consecutivas, talvez divido à falta de motivação. Isto tudo dá um registo de 57 vitórias e 25 derrotas. Em casa em 41 jogos venceram 30. 

Vamos ter uns Lakers praticamente na máxima força. Esta equipa dos Lakers alia uma boa defesa a um ataque que é fortíssimo, não só porque possui Kobe nas suas fileiras, mas principalmente alterna bem o jogo interior com o jogo interior. Se já com West seria difícil parar Gasol, Bynum e Odom, sem este a tarefa parece de todo muito complicada. Os Lakers, e na minha maneira de ver, vão dominar as tabelas, principalmente a defensiva e com isso não vão permitir praticamente segundos lançamentos aos Hornets tornando a tarefa ofensiva de Paul e companhia muito complicada. De referir também que em quatros jogos esta época realizados entre ambas as equipas os Lakers venceram os quatro e alguns deles foram vencidos com uma boa margem.


Conclusão: Entre o 2º classificado e o 7º classificado da conferência, não espero uma surpresa. Os Lakers têm um conjunto mais equilibrado, com mais soluções, mais qualidade, mais experiente (lembro que grande parte da equipa esteve nas três finais que os Lakers fizeram nestes últimos três anos) e também venceram os quatros jogos disputados entre ambos, esta época. Penso que a chave passa pelo jogo interior, ou seja, sem West os Hornets ficam debilitados nesse capítulo e a equipa de Phil Jackson com certeza que vai explorar essa lacuna na equipa adversária, pois possui jogadores de grande qualidade dentro do “garrafão” como é o caso dos três que referi em cima. Juntando isto ao facto dos Lakers entrarem quase sempre forte nos playoffs e de alguns jogadores subirem de patamar exibicional (como é o caso de Fisher e Artest).

Sem comentários:

Enviar um comentário