sábado, 30 de julho de 2011

ATP Gstaad: Almagro vs Verdasco (Pick Zé Nuno)

ATP Gstaad
Nicolas Almagro vs Fernando Verdasco
30 de Julho às 14h00
Aposta: Nicolas Almagro @ 1.50

Nicolas Almagro é um tenista espanhol que ocupa neste momento o nº10 da hierarquia mundial e a sua melhor prestação, foi quando obteve o 9º posto em Maio passado.

Almagro é um tenista dotado de um bom serviço e de um estilo de jogo que encaixa perfeitamente na terra batida, pois gosta de grandes trocas de bolas durante o jogo, saindo-se normalmente bem visto que é muito consistente no fundo do court. Quando está em grande forma chega a todo o lado, complicando a vida aos melhores. Lembro que este tenista venceu aqui o ano passado, logo tem alguns pontos a defender, pois agora que entrou no top 10, não vai querer descolar dele. De salientar também que o espanhol já venceu três torneios este ano em terra batida.

Almagro, como quase todos os espanhóis, é um típico jogador de terra batida e possui um registo de 239-105. Este ano venceu 32 jogos, em 40 possíveis.


Fernando Verdasco é um tenista espanhol que também ele joga preferencialmente em terra batida mas ao contrário de alguns espanhóis também obtém bons resultados em hard. Ocupa a posição nº20 do ranking ATP e a sua melhor prestação foi o 7º lugar em Abril de 2009.

Verdasco é um jogador muito consistente do fundo do court e que gosta de dominar o ponto. Para aplicar esse tipo de jogo, conta com uma direita que coloca muita velocidade e bastante peso e faz grandes variações de jogo, o que dificulta assim o jogo do seu adversário. Aliado a isto, o espanhol possui um razoável serviço que não sendo muito forte, é bastante colocado, dificultando assim a acção do seu oponente. O espanhol tal como o seu adversário é um lutador, tal como a maioria dos jogadores do seu país, não facilitando nenhuma bola e não dando o ponto como perdido facilmente. 

Tem um registo de 133 vitórias e 69 derrotas neste piso. Esta época ganhou 11 e perdeu 7.



Conclusão: Só olhando para os dados dos dois jogadores se percebe que Almagro é muito mais rodado no piso que Verdasco. Então, este ano, enquanto um (Almagro) participou em 40 jogos, Verdasco fez apenas 18. E mesmo esses muitos jogos disputados estão aliados a resultados, pois conta com apenas 8 derrotas, conquistando assim três títulos. Nos confrontos directos, apesar da vantagem ser de Verdasco, Almagro venceu os dois últimos jogos, e o último foi a semana passada (meia final de Hamburg) por esclarecedores 6-4 6-1. Se já não tinha gostado de ver Verdasco a enfrentar 5 break points contra o Gil, depois de ver o jogo de hoje contra Benneteau (que não está em boa forma) e vendo ele a ceder 2 breaks, a defender 8 bp’s e a perder um set, então é que fiquei ainda mais convencido que este espanhol anda numa má fase da carreira. Do outro lado estará um Almagro que entra com tudo em todos os jogos e que anda com um nível de jogo muito consistente trazendo-lhe assim confiança para andar a servir com percentagens de aproximadamente 90% de 1ºs serviços ganhos e 65% de 2ºs. Visto os dois momentos de forma/confiança e acreditando que Almagro entrará confiante para garantir mais uma final só consigo ver este a vencer o jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário