domingo, 1 de maio de 2011

NBA - Playoffs - Boston Celtics @ Miami Heat

Boston Celtics @ Miami Heat por Zé Nuno
Aposta: Boston Celtics Spreads

Boston Celtics: Os Boston Celtics são uma equipa muito experiente e que chega à final da liga com muita frequência, conseguindo assim muitos títulos. A época regular foi boa (3º lugar da conferência, com 56 vitórias e 26 derrotas), começando com toda a força mas acabando com alguns resultados surpreendentes devido à habitual poupança dos jogadores mais “velhos” da equipa. Velhos esses que são todos os anos subvalorizados: dizem sempre que estão arrumados, que já não voltam a ganhar nada, mas o certo é que a equipa vem mostrando bons resultados e foi a única equipa a ganhar 4-0 na primeira série dos playoffs. 

Para esta batalha depois de ultrapassados os Knicks de Stoudemire, Billups e Carmelo, Doc Rivers tem todo o plantel à disposição à excepção de “Shaq”. Shaq que certamente ainda jogará esta série, pelo menos atendendo às palavras do treinador que comunicou que se está a sentir melhor nos treinos. No seu lugar dele jogará Jermaine O’Neal que tentará parar Chris Bosh. O plantel como eu disse está quase todo disponível e sobretudo está “fresco”, pois para além de ter descansado na parte final da época regular, venceu 4-0 os Knicks e isso deu-lhe mais uns dias de margem de manobra. Lembro que os Boston já não jogam desde o dia 24 de Abril, ou seja, há uma semana.


Miami Heat: Os Heat viraram uma das equipas favoritas para vencer a liga. Isso deveu-se ao ingresso de jogadores como Bosh e Lebron nesta equipa. Depois de uma fase atribulada da época (o início) parece que assentaram o seu estilo de jogo e acabaram a conferência em 2º lugar, só batidos pelos vencedores da regular season: os Chicago Bullls. Esta equipa privilegia um estilo de jogo rápido e normalmente com muitos pontos (8º melhor ataque da liga), pois conta no seu “elenco” com jogadores como Wade, Lebron, Bosh, Mike Bibby, etc que são extremamente rápidos e gostam de marcar muitos pontos. O que falha nesta equipa, a meu ver é o jogo interior, pois Bosh não é certamente capaz de parar jogadores como Glen Davis, Garnett e Jermaine. Ele um até consegue parar, mas fica sempre a sobrar outro. Claro que Dampier e Ilgauskas vão fazer a 2ª posição do jogo interior, mas não me parece que tenham tantos argumentos como o jogo interior dos Boston.

Os Miami chegam confiantes pois bateram uns 76ers que vinham a praticar um bom basquetebol e sobretudo porque acabaram com a série praticamente quando quiseram, visto que só um 10-0 no jogo 4 por parte dos 76ers não permitiu a equipa carimbar imediatamente a passagem a esta 2ª ronda dos playoffs.


Conclusão: Esta série certamente será dura e com jogos espectaculares, pois se por um lado temos os Boston que são sempre candidatos ao título, e desta vez não é diferente. Para além de serem os vice-campeões. Do outro temos os Heat, que a Wade acrescentou jogadores como Lebron e Bosh, que vieram trazer e elevar o nível de jogo da equipa. Ou seja, estamos perante dois sérios candidatos ao título!

Espero uns Boston a tentar já roubar o home court advantage a Miami, ou seja, ficarem com a possibilidade de fechar a série em casa. Nos últimos anos os Boston têm optado por fazer uma época regular razoável, pois são uma das equipas que se pode dizer que “facilmente” vence fora. Para conseguirem esta vitória vão contar com um Rondo que será importantíssimo, pois em confronto com Bibby certamente terá vantagem. Se isto se vier a comprovar, e se Rondo estiver bem, todo o ataque da equipa funciona normalmente. Para além desta vantagem a favor de Boston vejo também uma superioridade (como já disse em cima) no jogo interior pois os dois jogadores interiores destes parecem-me superiores aos dos Miami. Mas acima de tudo nesta fase conta a equipa como um todo e os Celtics parecem-me muito mais equipa que os Heat. Estes parecem mais uma equipa de elementos que algumas vezes cada um decide por si e isso contra uma equipa que defende bem (melhor defesa da liga) será sempre um problema. Visto isto, penso que os Boston podem vencer.

Sem comentários:

Enviar um comentário